QUEM SOMOS ?

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Realizamos a PELADA DOS SONHOS que é um Empreendimento inovador no segmento de Marketing de Relacionamento; que tem o proposito de promover para as empresas contratantes: Fortalecimento da Marca, Retenção e Fidelização de Clientes, Networking e Endomarketing; contando com: *PARTICIPAÇÃO DE EX-ATLETAS e IDOLOS, *REALIZAÇÃO DA PARTIDA EM ESTÁDIO COM DIMENSÕES OFICIAIS, *ARBITRAGEM FEDERADA, *FARDAMENTO PROFISSIONAL, *COBERTURA JORNALISTICA, culminando com uma REZENHA CORPORATIVA onde todos os elementos citados acima se concretizam. Então Experimentem, afinal, "... quem nunca sonhou ser um jogador de futebol" (Samuel Rosa/Nando Reis). NOVO NEGÓCIO - Criação, Abertura e Assessoria de GRÊMIOS RECREATIVOS E ASSOCIAÇÕES ATLETICAS para os funcionários de empresas da Industria e Comércio.

segunda-feira, 2 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM








Hoje é dia 02 de março, primeira segunda-feira após o carnaval, portanto FELIZ ANO NOVO e que 2009 seja cheio de realizações e de muita prosperidade para todos, principalmente para os amigos que visitam este humilde blog.


*E 2014 está se aproximando e com ele a 2ª. Copa do Mundo há se realizar no Brasil, mas já no dia 20 deste mês as 12 sedes que receberão jogos da maior competição futebolística do mundo estarão sendo anunciadas pelo colegiado da FIFA designado para tal tarefa.

Belo Horizonte certamente estará incluída nesta relação, na realidade nossa cidade trava uma batalha, para muitos inglória, com a cidade de São Paulo para ver quem vai receber a cerimônia de abertura e conseqüentemente o jogo inicial do evento em questão, já que a final não deixará de se realizar no Maracanã. Particularmente acho que esta briga é exclusivamente política, ou seja, os teóricos critérios de analise dos projetos apresentados certamente terão importância irrelevante, pois no fundo no fundo, praticamente nada do que foi prometido será cumprido, exceto as reformas nos Estádios escolhidos.

Como a parte social da coisa, muito provavelmente, a exemplo do Pan 2007, vai ser renegada a um segundo ou terceiro plano e no final será ignorada, acho que a queda de braço entre José Serra Representante da Capital Paulista e Aécio Neves capitão do Projeto Mineiro terá peso relevante para apontar a cidade vencedora, infelizmente esta batalha será travada no asqueroso campo político, o que de certa forma antecipa a possível disputa que deverá ocorrer dentro do PSDB no tocante a indicação de quem será o candidato Tucano às eleições presidênciais de 2010, pois ambos irão medir forças e o vencedor pode e deve sair na frente.

Mas para a sociedade o que interessa mesmo é o legado que um mega evento como este pode deixar de positivo para as cidades sedes e adjacências. E é exatamente isto que me preocupa, pois não obstante às afirmativas de que a reforma, bem como a construção de novos Estádios onde isso se fizer necessário, ficarão a cargo da iniciativa privada, duvido muito que no final, em se tratando de Brasil, o governo federal não tenha que assumir o papel de fomentador, e, para honrar o compromisso assumido, injetar dinheiro publico na construção das tais Arenas para depois entregar o empreendimento aos proprietários ou aos clubes que se beneficiarão da gestão e por conseguinte das receitas a serem geradas pelo mesmo.

Relevante ressaltar que o dinheiro publico será muitíssimo bem vindo se obras estruturais venham a ser realizadas, tais como: uma considerável e significante melhoria do transporte publico, urbanização de favelas e comunidades carentes, ações ambientais relevantes e por ai a fora. Lógico que o Estado teria em tese obrigação de promover estas melhorias independentemente de eventos esportivos ou de outra ordem, mas já que espontaneamente isto não acontece, que venha a Copa, Olimpíadas de Verão e até Olimpíadas de inverno. Triste vai ser se mesmo assim nada de bom e de importante no campo social acontecer.

E em se tratando de Belo Horizonte ficam as seguintes perguntas :
1) Será que serão implantados no nosso sistema de transporte publico, ônibus confortáveis com opções executivas e equipados com ar condicionado a exemplo de várias outras cidades?
2) Teremos finalmente a expansão do nosso Metrô de superfície?
3) Será realizada uma contundente ação de despoluição da Lagoa da Pampulha bem como a revitalização do seu entorno.
4) Os equipamentos esportivos construídos ou reformados, terão aplicabilidade social após a realização do evento ou se tornarão elefantes brancos, azuis, pretos ou seja lá a cor escolhida?

Entendo que a exploração política do evento é uma coisa pertinente e inevitável, afinal os políticos são verdadeiras hienas que ficam na espreita a espera de oportunidades, nós é que devemos ficar atentos e cobrar com veemência a execução do cronograma de promessas, de forma que a COPA DO MUNDO de fato traga alguma coisa de positivo, pois no campo esportivo certamente veremos vários jogos ruins e engessados taticamente, pois há muito se decretou que ganha copa quem não leva gol e não quem faz.





* A PETROBRAS tinha anunciado que não renovaria o patrocínio investido há anos no C.R Flamengo, mas voltou atrás e se dispos a continuar patrocinando o referido clube mesmo a instituição em questão nunca ter promovida por iniciativa própria, nenhuma ação promocional que incentivasse a estatal no sentido de manter a parceira com o clube.

Muito bem, as diretorias se reuniram, trataram várias questões e dizem que chegaram até a costurar um acordo no sentido de estabelecer os valores há serem investidos bem como a forma de repasse. Aí vem o Flamengo, pressionado pelo seu próprio conselho e pela PETROBRAS a cumprir os procedimentos administrativos necessários à conclusão do negócio e fechamento do contrato, para confessar publicamente que não tem as certidões negativas necessárias para selar formalmente o negocio a exemplo do Vasco que vive drama igual ou pior.

Ora, qualquer chipanzé sabe das exigências das empresas e órgãos públicos para efeito de contratação de bens ou serviços; então por que uma instituição que não tem condições de figurar em tal transação se oferece para tanto? Já que estes patrocínios geralmente são provenientes de acertos e conchavos políticos, porque estes esquemas já não são articulados de forma que eles possam de fato ser concluídos, ou seja, que eles sejam articulados com empresas da iniciativa privada.

Importante lembrar que o Vasco também está nesta mesma situação, o contrato de patrocínio com a ELETROBRÁS já está redigido e pronto para ser assinado, basta o Vasco apresentar as tais Certidões Negativas de Débito, mas como não as possui e nem sabe como adquiri-las, segue sem receita e o que pior, correndo o risco de perder o referido patrocínio, pois dizem que o Cruzeiro está de olho neste contrato. E são clubes como Flamengo e Vasco que exigem repasse da Lei piva sob alegação de que são clubes formadores e precisam de subsidios publicos. E ai eu volto a perguntar, se a Lei em um passe de mágica mudasse a partir de hoje e parte da receita gerada pelo dispositivo legal citado acima pudesse ser direcionado a estas instituições, elas estariam aptas a receber tal receita? certamente não; agora imaginem se de alguma forma este dinheiro fosse repassado, como seria a prestação de contas destas intituições junto ao TCU, esta eu pagaria para ver.




* O mais positivo na conquista da Taça Guanabara por parte do BOTAFOGO foi ver em campo um time tranqüilo e fora dele um clube que exala prosperidade, pois foi quem mais perdeu jogadores importantes entre os clubes do Rio, juntamente com o Fluminense, mas este ultimo tem a seu favor a força do maior convênio medico do Brasil, mas mesmo assim sem um grande patrocínio conseguiu remontar o elenco e se acertar.
O que é isso mágica? Milagre? Não, credibilidade, pois a presidência se valeu de um grupo de amigos e torcedores para juntos buscarem soluções econômicas pelo clube, tomará que tal política dê resultado, pois serviria de exemplo para todos os dirigentes dos grandes clubes do Brasil.

Nenhum comentário:

NOVO PROJETO DO INDEPENDÊNCIA

NOVO PROJETO DO INDEPENDÊNCIA