QUEM SOMOS ?

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Realizamos a PELADA DOS SONHOS que é um Empreendimento inovador no segmento de Marketing de Relacionamento; que tem o proposito de promover para as empresas contratantes: Fortalecimento da Marca, Retenção e Fidelização de Clientes, Networking e Endomarketing; contando com: *PARTICIPAÇÃO DE EX-ATLETAS e IDOLOS, *REALIZAÇÃO DA PARTIDA EM ESTÁDIO COM DIMENSÕES OFICIAIS, *ARBITRAGEM FEDERADA, *FARDAMENTO PROFISSIONAL, *COBERTURA JORNALISTICA, culminando com uma REZENHA CORPORATIVA onde todos os elementos citados acima se concretizam. Então Experimentem, afinal, "... quem nunca sonhou ser um jogador de futebol" (Samuel Rosa/Nando Reis). NOVO NEGÓCIO - Criação, Abertura e Assessoria de GRÊMIOS RECREATIVOS E ASSOCIAÇÕES ATLETICAS para os funcionários de empresas da Industria e Comércio.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

COLUNA DO PUDIM

Guia do MMA: Veja as regras do esporte que mais cresce no mundo

iG ajuda leitor a entender o que acontece em cima do octógono e quais são os principais destaques dessa modalidade

iG São Paulo | 02/02/2011 07:20

Compartilhar:

Considerado o esporte que mais cresce no mundo, o MMA (Mixed Martial Arts) vem conquistando cada vez mais o público no mundo inteiro. Por isso, o iG fez um guia para você entender como funciona essa modalidade, quais são as regras, quais são os pesos e outros detalhes que facilitam o entedimento das lutas.

A próxima oportunidade de ver como são esses confrontos é no UFC 126, no dia 6 de agosto, à 1h (de Brasília). O canal Combate transmite ao vivo, e o iG faz a cobertura do evento diretamente de Las Vegas.

1-) O primeiro passo para acompanhar o MMA é entender que esse esporte não pode mais ser chamado de vale-tudo. Apesar de ter origem nessa modalidade, uma série de discussões com várias comissões esportivas dos Estados Unidos determinou 32 regras para que os confrontos sejam mais leais e menos prejudiciais aos lutadores. Antes, era possível ver a mesma pessoa lutar no mesmo dia cerca de três vezes. Hoje, isso é proibido e cada desafiante luta em média uma vez a cada dois meses e meio.

2-) O MMA é uma mistura de artes-marciais. O lutador sobe ao octógono para mostrar suas habilidades em categorias como luta olímpica, boxe, muay thai, tae know do, caratê, jiu-jitsu, judô e outras especialidades. Os lutadores se enfrentam em três rounds de cinco minutos em um confronto normal e cinco rounds de cinco minutos quando a luta vale título.

3-) Antes e depois de se enfrentarem, os lutadores passam por uma bateria de exames que vai desde anti-doping e HIV até uma ressonância magnética para ver se há algum problema de saúde com o atleta. Durante os confrontos, cinco médicos ficam ao lado do octógono para tomar conta dos lutadores. Desde 2001, quando o MMA foi reformulado, o ferimento mais grave foi um braço quebrado. Por ter como alvo não só a cabeça, os danos ao cérebros são menores em relação ao boxe. Outra diferença é que o nocaute acaba com a luta do MMA, no boxe, não. Em relação à orelha, é possível fazer um tratamento para que a parte do corpo não fique inchada.

4-) O UFC é o maior campeonato de MMA do mundo e enfrenta a concorrência, principalmente, do Strikeforce nos Estados Unidos. Cada lutador tem contrato com uma dessas franquias e não pode aparecer em um evento diferente durante a vigência do seu vínculo. No Brasil, há outros torneios, como o Jungle Fight e o Shooto Brasil.

5-) São sete categorias de peso. O galo conta com lutadores de até 61 kgs. O pena tem os que pesam até 66 kgs. Nos leves, o máximo determinado é de 70 kgs. Há ainda os meio-médios (até 77 kgs), os médios (até 84kgs), os meio-pesados (até 93 kgs) e os pesados (até 120 kgs).

6-) O Brasil tem três campeões atualmente. José Aldo Junior detém o cinturão dos penas, Anderson Silva, dos médios, e Maurício Shogun Rua, dos meio-pesados.

7-) Cada dia de luta no UFC, há o chamado card, que é composto por cinco lutas principais, que são transmitidas para 147 países em 20 línguas diferentes. O UFC tem sua marca avaliada em US$ 1 bilhão, segundo a revista Forbes.

8-) Há quatro maneiras de se vencer uma luta. Com nocaute, com nocaute técnico, finalização e com a desistência do adversário por problemas médicos e excesso de sangramento.

9-) Confira as principais das 32 regras do MMA que são fiscalizadas por quatro juízes (um em cima do octógono e três fora).
- Não vale cabeçada, dedo no olho, mordida e puxar o cabelo
- Não vale atacar a boca do adversário com a mão aberta
- Não vale atacar a virilha do adversário
- Não vale enfiar o dedo em qualquer orifício ou corte do lutador
- Não vale manipular as articulações dos adversários, atacar a coluna ou a nuca
- Não vale usar a ponta do cotovelo e atacar a garganta
- Não vale atacar a garganta, beliscar e arranhar e agarrar a clavícula
- Não vale chutar ou dar joelhada na cabeça do adversário no chão
- Não vale atacar o rim do adversário
- Não vale arremessar o oponente de cabeça no chão, nem atirar o adversário para fora do octógono
- Não vale segurar o calção e luvas e nem cuspir
- Não pode segurar na grade do octógono
- Não vale atacar adversário no intervalo, após a luta ou quando ele está sob cuidados dos juízes
- O corner não pode interfirir na luta, nem jogar a toalha

Nenhum comentário:

NOVO PROJETO DO INDEPENDÊNCIA

NOVO PROJETO DO INDEPENDÊNCIA