QUEM SOMOS ?

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Realizamos a PELADA DOS SONHOS que é um Empreendimento inovador no segmento de Marketing de Relacionamento; que tem o proposito de promover para as empresas contratantes: Fortalecimento da Marca, Retenção e Fidelização de Clientes, Networking e Endomarketing; contando com: *PARTICIPAÇÃO DE EX-ATLETAS e IDOLOS, *REALIZAÇÃO DA PARTIDA EM ESTÁDIO COM DIMENSÕES OFICIAIS, *ARBITRAGEM FEDERADA, *FARDAMENTO PROFISSIONAL, *COBERTURA JORNALISTICA, culminando com uma REZENHA CORPORATIVA onde todos os elementos citados acima se concretizam. Então Experimentem, afinal, "... quem nunca sonhou ser um jogador de futebol" (Samuel Rosa/Nando Reis). NOVO NEGÓCIO - Criação, Abertura e Assessoria de GRÊMIOS RECREATIVOS E ASSOCIAÇÕES ATLETICAS para os funcionários de empresas da Industria e Comércio.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

COLUNA DO PUDIM


João Carlos Bouzas, professor da UFV
Doutorado apresenta estudo em parceria com o Sportv sobre os CTs dos principais clubes do país

Bruno Camarão

Espaço de excelência do departamento de futebol do Atlético Mineiro, a Cidade do Galo é o melhor centro de treinamento entre os clubes que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2010. A avaliação compõe um ranking desenvolvido a partir de estudos científicos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), capitaneados por João Carlos Bouzas Marins e Próspero Brum Paoli.

O projeto foi uma iniciativa do Sportv, canal especializado em esportes do sistema Globosat, em parceria com o Curso de Especialização em Futebol da instituição de ensino mineira. Os pesquisadores elaboraram um caderno de apreciação, utilizando critérios objetivos para estabelecer as agremiações com as melhores estruturas de concentração, preparação e reabilitação.

“Foi elaborado um instrumento constando uma avaliação de mais de 400 itens que devem estar presentes em um CT. O total de pontuação possível a ser atingido corresponde a 4.274 pontos. Esses elementos foram divididos em quatro principais eixos temáticos com pesos diferentes”, explicou Bouzas, nesta entrevista concedida por e-mail à Universidade do Futebol.

Metade dos pontos está ligada a aspectos da infraestrutura, mesmo. Recursos humanos (20%), recursos materiais (20%) e operacionalização e logística (10%) selam o parâmetro de medida, a qual foi baseada em elementos referenciais bibliográficos existentes sobre instalações esportivas internacionais, experiência profissional dos avaliadores e uma série de normativas.

O Atlético Mineiro recebeu 3.538 pontos, seguido do Atlético-PR, com 3.509. A Cidade do Galo foi usada durante as Eliminatórias pela seleção brasileira, como concentração, antes do jogo com a Argentina. Já o CT do Caju, do clube paranaense, acolheu a delegação chefiada por Dunga antes da viagem à África do Sul, para a disputa da Copa do Mundo, nesta semana.

A Toca da Raposa II, do Cruzeiro, foi considerado o terceiro melhor CT, com 3.465 pontos, seguido de São Paulo e Santos, com 3.447 e 3.142, respectivamente. O lanterna no ranking foi o Grêmio Prudente, que recebeu apenas 395 pontos. Já o penúltimo colocado foi o Ceará, recém-egresso à Série A Nacional, com 1.705.

Diante de hipotéticas contestações em relação à colocação final dos clubes, Bouzas está amparado pela sua trajetória. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1985), com mestrado na área pela mesma UFRJ (1993), possui também doutorado em Actividad Física y Salud - Universidad de Granada (2003) e em Bases Fisiológicas de La Nutrición - Universidad de Murcia (2000).

Atualmente é coordenador do Curso de Especialização em Futebol (www.ufv.br/des/futebol), editor chefe da Revista Brasileira de Futebol (www.rbfutebol.com.br) e diretor do Laboratório de Performance Humana – Dep. Ed. Física – UFV. Experiente, Bouzas possui ênfase em Nutrição Esportiva, atuando principalmente em performance humana, treinamento desportivo, avaliação física, hidratação e desidratação.

“É necessário buscar uma fórmula de equilíbrio, e para isto é fundamental ter um profissional responsável com conhecimento técnico, capacidade de gestão, relacionamento interpessoal e ética, de forma a propor uma filosofia de trabalho voltada para o sucesso”, acrescentou Bouzas, que esmiuçou a sua metodologia do trabalho, traçou uma comparação com estruturas europeias e falou sobre modelo de gestão.


Nenhum comentário:

NOVO PROJETO DO INDEPENDÊNCIA

NOVO PROJETO DO INDEPENDÊNCIA