QUEM SOMOS ?

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Realizamos a PELADA DOS SONHOS que é um Empreendimento inovador no segmento de Marketing de Relacionamento; que tem o proposito de promover para as empresas contratantes: Fortalecimento da Marca, Retenção e Fidelização de Clientes, Networking e Endomarketing; contando com: *PARTICIPAÇÃO DE EX-ATLETAS e IDOLOS, *REALIZAÇÃO DA PARTIDA EM ESTÁDIO COM DIMENSÕES OFICIAIS, *ARBITRAGEM FEDERADA, *FARDAMENTO PROFISSIONAL, *COBERTURA JORNALISTICA, culminando com uma REZENHA CORPORATIVA onde todos os elementos citados acima se concretizam. Então Experimentem, afinal, "... quem nunca sonhou ser um jogador de futebol" (Samuel Rosa/Nando Reis). NOVO NEGÓCIO - Criação, Abertura e Assessoria de GRÊMIOS RECREATIVOS E ASSOCIAÇÕES ATLETICAS para os funcionários de empresas da Industria e Comércio.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

COLUNA DO PUDIM


SEXTA-FEIRA 13, A VOLTA DE JASON
COMPETÊNCIA OU INCOMPETÊNCIA
?

Desde a metade da arrancada do São Paulo F.C neste Brasileirão que a imprensa, mais precisamente o jornalista Milton Neves da Rede Band de televisão, vem fazendo alusão ao temível personagem do clássico do terror cinematográfico, o enigmático Jason, comparando-o ao time paulistano, pois muita gente achava que o clube do Morumbi já tinha perdido o fôlego e desta vez mal conseguiria se classificar para a Libertadores da América, menos eu, senão vejamos.

Na minha coluna postada neste blog no dia 23 de Dezembro de 2009, apesar de estar na época de luto em razão do rebaixamento do meu Vascão, expressei minha preocupação acerca do rumo em que o nosso futebol estava tomando, pois este modelo de disputa do campeonato nacional, que certamente contempla a justiça, está se tornando desinteressante e o que é pior, provocando o que chamei na ocasião e torno a repetir de “apequeninamento” dos grandes clubes, pois o futebol não deve ter compromisso com a justiça e sim com a emoção.

Naquele post lembrei de uma outra coluna que escrevi, onde citei que o Inter de Milão já podia ser considerado campeão Italiano apesar de estar escrevendo aquele comentário ainda na 8ª. rodada do torneio da Bota, fiz também outras “previsões” baseadas na chaterrima lógica dos campeonatos por pontos corridos e só errei no campeonato Francês onde surpreendentemente o Lion depois de 07 (sete) conquistas seguidas, perdeu o titulo na França ficando em 3.º lugar.

Infelizmente o Campeonato Brasileiro está caminhando para esta insossa realidade, porque o segredo do sucesso em competições disputadas no atual formato é a regularidade e definitivamente esta não é uma característica brasileira, no futebol então nem pensar. Nossos clubes viram seus heróis e vilões surgirem a partir de partidas decisivas, onde o vitorioso seguia na competição e o derrotado era eliminado e é essa dramaticidade que torna o evento tão emocionante, pois são em situações extremas que separamos as crianças dos homens.

Bem, se o São Paulo F.C se sagrar campeão brasileiro mais uma vez, o que muito provavelmente vai acontecer, já que ele chegou a vice-liderança da competição no inicio do segundo turno, portanto a tempo de assumir a liderança nas rodadas seguintes e não perder mais, os dirigentes das outras agremiações se juntarão para armar algum esquema que prejudique o atual tri-campeão nacional nos torneios seguintes, o que sem sombras de duvidas moralmente falando é muito pior do que mudar o formato e retomar o bom e velho mata-mata a partir da segunda fase, ou como queiram os estrangeirados, os play-offs.

E por favor não venham me dizer que isto não funciona, pois nos Estados Unidos da América, maior potencia esportiva do mundo, tem play-offs até em corrida de automóveis, enfim, nenhuma competição é ganha pela regularidade e sim pela competência aliada ao controle emocional e superação, haja vista que raramente vemos um atleta norte americano “amarelar” em competições internacionais, pois eles já estão acostumados a fortes emoções, muito pelo contrário, é comum vermos os atletas americanos se superarem e ganharem medalhas de ouro mesmo machucados, como por exemplo o atleta de saltos ornamentais Greg Louganis em Seul 1988, ou ainda aquela ginasta cujo o nome não me recordo e que também medalhou apesar de sofrer grave contusão no tornozelo lembram? Pois são estas situações e seus detalhes que fazem do esporte uma coisa tão encantadora.

Inclusive para ajudar a comprovar a minha tese, sempre que possível vou postar vídeos de jogos em fase de mata-mata, onde um time classificado em posição inferior na etapa regular superou o seu adversário melhor classificado proporcionando assim um ingrediente especial, a surpresa. O primeiro da serie São Paulo X Santos realizado em 29/11/2002, é só clicar na imagem e assistir.

Um abraço,



Um comentário:

Anônimo disse...

Li o seu texto, muito interessante, mas será que nós que estamos errados? Os europeus fazem esse estilo de torneio a anos e um sucesso lá fora. Os torneios valem milhões de reais. "play offs" já temos que é a copa do brasil. Campeonato brasileiro tem que ser disputado assim. Vence quem tem planejamento, regularidade, elenco. Não acho interessante voltarmos ao tempo onde os incompetemtes vencem. Desculpe falar mas acho um volta ao passado e ao amadorismo colocarmos mata-mata de novo no campeonato brasileiro. Com essa filosofia hoje os clubes estão evoluindo no seu sistema de gestão. Acredito muito que seu time, voltará no ano que vem pois se planejou e com competência e regularidade ganhará a série B. Já imaginou um play off na série B aonde seu clube pegasse um time qualquer classificado em 8º lugar aos 47 do segundo tempo e acabar sendo eleminado na primeira eliminatória?
Acredito que seu pensamento iria mudar.

NOVO PROJETO DO INDEPENDÊNCIA

NOVO PROJETO DO INDEPENDÊNCIA