QUEM SOMOS ?

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Realizamos a PELADA DOS SONHOS que é um Empreendimento inovador no segmento de Marketing de Relacionamento; que tem o proposito de promover para as empresas contratantes: Fortalecimento da Marca, Retenção e Fidelização de Clientes, Networking e Endomarketing; contando com: *PARTICIPAÇÃO DE EX-ATLETAS e IDOLOS, *REALIZAÇÃO DA PARTIDA EM ESTÁDIO COM DIMENSÕES OFICIAIS, *ARBITRAGEM FEDERADA, *FARDAMENTO PROFISSIONAL, *COBERTURA JORNALISTICA, culminando com uma REZENHA CORPORATIVA onde todos os elementos citados acima se concretizam. Então Experimentem, afinal, "... quem nunca sonhou ser um jogador de futebol" (Samuel Rosa/Nando Reis). NOVO NEGÓCIO - Criação, Abertura e Assessoria de GRÊMIOS RECREATIVOS E ASSOCIAÇÕES ATLETICAS para os funcionários de empresas da Industria e Comércio.

terça-feira, 31 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM

Doença moderna
A Síndrome do Coração Partido continua sendo um mistério para grande parte da comunidade médica em todo o mundo. A síndrome é uma doença recente, que tudo indica ser fruto do estilo da vida moderna. Os primeiros casos foram detectados por pesquisadores japoneses no início dos anos 1990.

Executivos são alvo do estresse
Fonte: Abril.com.br
Competitividade no ambiente de trabalho e agenda extenuante são alguns dos instigadores do estresse crônico, pano de fundo de diversas doenças, como o acidente vascular cerebral e o enfarte
Uma pesquisa realizada pela Med-Rio Check-up revelou que, dos executivos avaliados, 70% dos homens e 55% das mulheres apresentam altos níveis de estresse, adotando um estilo de vida inadequado, competitivo e obsessivo por resultados.

Exercícios após ataque cardíaco não devem ser interrompidos
Fonte: G1
Estudo demonstra que efeito benéfico pode ser perdido em semanas.Pesquisa foi conduzida com 228 sobreviventes de ataque cardíaco.
Alguns importantes benefícios de se exercitar após um ataque cardíaco podem desaparecer em semanas caso o exercício seja interrompido, conforme relata um novo estudo.
Os pesquisadores examinaram a flexibilidade de uma artéria na passagem do sangue em 228 sobreviventes de ataques cardíacos. As artérias tiveram uma expansão média de 4,2%, em comparação aos 10% considerados normais em pessoas saudáveis.
Então, os cientistas dividiram os pacientes em quatro grupos para realizar um treinamento de resistência e exercícios aeróbicos, ambos juntos, ou nenhum programa de exercício.
Finalmente, os praticantes de exercícios interromperam o programa, permanecendo ociosos por quatro semanas.
O estudo, publicado na edição de 16 de março do periódico "Circulation", descobriu que a dilatação aumentou para 5,3% em pessoas que não tinham se exercitado, mas para uma média de mais de 10% no grupo que se exercitou. Após quatro semanas de interrupção, a dilatação retornou praticamente aos níveis iniciais em todos os três grupos de exercício.
"A reabilitação cardíaca é barata", disse Margherita Vona, principal autora e diretora de reabilitação cardíaca de uma clínica em Glion-sur-Montreux, Suíça. "Porém, o preço de perder seus benefícios é alto. É importante educar pacientes em relação aos exercícios, e essencial que eles continuem no longo prazo", afirmou a médica.

Atividade física no tratamento do portador do HIV
A atividade física já está presente em muitas recomendações para tratamento de doenças, principalmente as com efeitos metabólicos (obesidade, diabetes, dislipidemia...) ou cardiovascular (aterosclerose, doenças cardíacas...), e atualmente com tímido ingresso no tratamento de algumas doenças pulmonares (PCM, DPOC). Normalmente as doenças que apresentam complicações ou cuidados crônicos contam com a atividade física, e o mesmo passa a acontecer com o portador do HIV.




segunda-feira, 30 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM

Vejam no documentário abaixo um trabalho acadêmico, diponibilizado no site www.universidadedofutebol.com.br que retrata a beleza do futebol da Varzea

quinta-feira, 26 de março de 2009

DICAS DE SAUDE


Victor Matsudo
CONTATO
TALENTO ESPORTIVO, CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: 1 colunas inseridas desde 20/03/2009
Coordenador Científico do Celafiscs, Livre Docente pela Universidade Gama Filho, Autor dos Livros: Testes em Ciências do Esporte (7ª ed) e Atividade F&ia...

Coordenador Científico do Celafiscs, Livre Docente pela Universidade Gama Filho, Autor dos Livros: Testes em Ciências do Esporte (7ª ed) e Atividade Física e Obesidade. Coordenador Geral do Programa Agita São Paulo
Listar outros artigos deste colunista

Efeito da intensidade do exercício nos sintomas depressivos em mulheres
20/03/2009 - 77 visita(s)
Título original: Effect of exercise intensity on depressive symptoms in womenI-Hua Chu, Janet Buckworth, Timotohy E.Kirby, Charled F.Emery

Objetivo: testar: a- o efeito de duas diferentes prescrições de intensidade sobre sintomas depressivos; b- um mecanismo psicológico prévio proposto para esse efeito: auto-eficácia.
Métodos : Mulheres sedentárias que tiveram <14>

terça-feira, 24 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM

VEJA O ASSUNTO TRAZIDO A PÚBLICO POR JUCA KFOURI NO SEU BLOG E NO COMENTARIO QUE FAZ NA RADIO CBN. ESTA É MAIS UMA COISA SINISTRA DO PAIS DO FUTEBOL E QUE VAI EM 2014 SEDIAR O MAIOR EVENTO DESTA MODALIDADE, REALMENTE TEMOS QUE CONCORDAR COM CHARLES DE GAULLE, EX-PRESIDENTE DA FRANÇA,
"O Brasil não é um país serio"
24/03/2009
Amistoso em Brasília sob suspeita
O repórter Gabriel Castro, da CBN-Brasília, revelou ontem que o contrato que resultou no jogo amistoso, em novembro passado, no Distrito Federal, entre Brasil e Portugal, e que terminou com a goleada brasileira por 6 a 2, está sob investigação do Ministério Público.
Um contrato de R$ 9 milhões.
Tudo porque o contrato, assinado pelo governador José Roberto Arruda e por uma tal Vanessa Almeida Preste, além do secretário de Esportes do governo do DF, foi feito com uma empresa aparentemente fantasma, a Ailanto Marketing Ltda, de Vanessa Preste e de Alexandre Rosell.
A Ailanto foi registrada pelo advogado Eduardo Duarte, apontado como laranja do banqueiro Daniel Dantas pela Operação Satiagraha, e não tem nem sequer telefone.
O governador José Roberto Arruda preferiu não se manifestar e a CBF disse desconhecer qualquer intermediação para jogos da Seleção Brasileira, cujos direitos são da empresa ISE, com sede nas Ilhas Cayman.
É interessante lembrar que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira já se viu em maus lençóis por causa de operações semelhantes que redundaram em duas CPIs.
E que um dos membros do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil, o advogado Francisco Mussnich, não só advogou para o banco Opportunity de Daniel Dantas como é namorado da irmã do banqueiro.
Alexandre Rosell, citado na reportagem como dono da Ailanto e ligado a ISE, é mais conhecido como Sandro Rosell, ex-presidente da Nike no Brasil quando a empresa passou a patrocinar a Seleção Brasileira, ex-vice-presidente do Barcelona e íntimo amigo de Ricardo Teixeira.
Comentário para o Jornal da CBN desta terça-feira, 24 de março de 2009.
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/juca-kfouri/JUCA-KFOURI.htm
Ouça a reportagem de Gabriel Castro.
http://cbn.globoradio.globo.com/home/2009/03/23/EMPRESA-DE-FACHADA-RECEBE-R-9-MI-DO-GOVERNO-DO-DF-PARA-REALIZACAO-DE-JOGO-ENTRE-BRASIL.htm

Escrito por Juca Kfouri às 01h46

segunda-feira, 23 de março de 2009

GOLS DA RODADA


Apesar deste blog não ser um espaço partidário, não poderia deixar de postar o vídeo abaixo, pois é histórico, não ainda, mas um dia será, já que vocês poderão contar para os netos que viram o renascimento de um gigante. “o sentimento não pode parar”.

Logo abaixo postamos um link para a página que contém os vídeos do CAMPEONATO MINEIRO 2009. Boa Semana e Saudações Vascaínas
.







http://globoesporte.globo.com/Esportes/Futebol/Campeonato_Mineiro/0,,9837,00.html

sexta-feira, 20 de março de 2009

HOMENAGEM DA GD MARKETING A RENATA LEAL MUSA DO GALO

COLUNA DO PUDIM

VEJA OS VÍDEOS ABAIXO:



Agora imagine se um país como o nosso, onde algumas confederações, em especial a de ginástica artística, que submete as atletas a regimes de treinamentos medievais e que depois entregam estes mesmos atletas quando lesionados a sua própria sorte, sem qualquer apoio psicológico, médico ou financeiro; pode pensar em sediar uma olimpíadas. São estas coisas que precisam ser resolvidas, acho que só um amplo e bem estruturado projeto olímpico ou melhor, projeto esportivo é que pode fazer do Brasil uma potência olímpica, e ai, quando isso acontecer poderemos enfim pleitear o direito de sermos anfitriões de um evento do tamanho de uma olimpíada, talvez a candidatura venha ao nosso encontro ao invés de corremos atrás dela sem perspectiva de sucesso e jogando no ralo preciosos milhões de reais que poderiam ser melhor empregados, entre outras coisas, na solução de dramas como este que a ginasta Jade Barbosa está vivendo. Leia e reportagem abaixo e fiquem sabendo de mais detalhes. Ah! Em tempo, ela, com a ajuda de outros atletas e amigos, está rifando material esportivo usado pela equipe brasileira em Pequim para ajudar a custear o seu tratamento, é mole ou quer mais?


*Jade Barbosa sofre para bancar tratamento de contusão no pulso
*Para arcar com as despesas do tratamento, a atleta e sua família contam com a ajuda de fãs

Agência Estado
window.google_render_ad();

A ginasta Jade Barbosa convive desde o fim da Olimpíada de Pequim com uma lesão grave no pulso direito que a impede de treinar e competir em alto nível. A solução pode ser uma delicada - e onerosa - cirurgia, que, assim mesmo, não garante a volta de Jade à sua melhor forma. E há outro problema: pagar a operação.Para arcar com as despesas do tratamento, a atleta e sua família contam com a ajuda de fãs, que compram produtos com a imagem de Jade, disponíveis no seu site oficial. "Mas a procura é bem abaixo do que a gente espera. Com o dinheiro que entra, nós apenas pagamos as despesas que temos com o site", disse o pai e empresário da ginasta, César Barbosa."Gastamos R$ 600 por mês só com remédios e quase R$ 1 mil de táxi", completou o pai, que não deixa a filha andar de ônibus ou metrô no Rio de Janeiro, onde mora, por ser famosa.O Flamengo, clube que ela defende desde os seis anos, não dá suporte médico a Jade, nem mesmo a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica). "Eles não nos procuraram ainda", afirmou o pai.DECISÃO EM DUAS SEMANAS - O médico de Jade, Sandro Adeodato, especialista em cirurgia de mãos, diz que em duas semanas fará nova consulta com sua paciente para decidir se a cirurgia será feita. Ele conta que desde outubro, quando passou a cuidar do problema de Jade, ela passou por um período de repouso que diminuiu os efeitos da lesão."Ela ficou bem melhor, mas acho que só uma cirurgia poderá deixá-la em condições de competir", comentou, receoso, o médico. "O caso dela é o mais complicado que toda essa geração da ginástica já enfrentou em relação a lesões. Não é possível ter a garantia de que o processo cirúrgico vai resolver o problema, mas ele é recomendável. A solução é esperar que ela se recupere bem depois dessa cirurgia", completou.Sobre os custos do procedimento cirúrgico, Adeodato até se oferece para colaborar com a família de Jade, facilitando a forma de pagamento. "Tenho uma relação de amizade com a Jade e com o César, e isso nós podemos conversar", afirmou o médico, que prefere não revelar antes da próxima consulta com Jade o valor da cirurgia.Enquanto isso, a ginasta continua em sua rotina de treinos leves no Flamengo. "Ela está fazendo mais exercícios de perna e outros em que não usa a mão direita", disse o pai, triste com o momento profissional da filha. "Ela lamenta para mim, dá umas recaídas, chora, mas está confiante de que ainda poderá competir em alto nível", completou.
window.google_render_ad();

quarta-feira, 18 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM


O Mundo Corporativo: como viver sem aranhões
Marynês Pereira
CONTATO
GESTÃO DE PESSOAS: 9 colunas inseridas desde 11/04/2005
Diretora Executiva Provider Solutions- desde 2003; Facilitadora /Palestrante da DDI Development Dimensions International; Coordenadora e idealizadora do Projeto Professional School -2007


Você acredita que é possível trabalhar num ambiente harmônico onde as pessoas dão o melhor de si? Que acordam felizes porque vão trabalhar?Se a resposta é sim, continue a ler...caso contrário, desista, você ainda não está preparado.Bem , agora que estou falando com pessoas que acreditam ser possível a felicidade no mundo corporativo, darei algumas dicas que podem tornar o seu dia melhor ainda.

1. Trate todas as pessoas com educação; deixe de lado as suas preferências pessoais, ou melhor, se você gosta ou não de alguém, não vem ao caso, trate a todos como você trata as pessoas importantes de sua vida.

2. Evite as “ panelinhas” e os “ fuxicos” do café. Procure almoçar com todas as pessoas de seu ambiente de trabalho. Evite segregar por cargos ou preferências pessoais. A diversidade enriquece nosso ambiente de trabalho.

3. Fale diretamente para a pessoa o que o está desagradando ou não , mas use as técnicas de feedback e não fale de uma pessoa na sua ausência.

4. Lembre-se o local de trabalho pode até ser um ambiente para criar laços de amizade, mas antes de tudo é o profissionalismo e as competências que devem definir os resultados a serem alcançados. Não alivie a pressão só porque você gosta ou não de alguma pessoa. Não aumente a pressão porque acha que essa pessoa é sua amiga e entenderá que você quer o melhor para ela.

5. Não grite ou trate as pessoas de maneira informal, pessoal. Se você está habituado a falar palavrões, a gritar e a tratar as pessoas com desprezo, limite esse comportamento ao extremo no ambiente de trabalho. O que analisamos no trabalho são os resultados e comportamentos profissionais. Se você não está satisfeito com alguém, treine, treine, acompanhe essa pessoa e se for o caso, demita, mas tratar mal uma pessoa, NÃO DEVE SER A ESTRATÉGIA.

6. Se vai comemorar , ou você convida a todas as pessoas ligadas à você, profissionalmente, ou NÃO comemore no ambiente de trabalho. COMETER A GAFE de convidar alguns que você gosta e outros não , é falta de educação imperdoável. Lembre-se no ambiente de trabalho, limite e seja discreto sobre as suas preferências.

7. Não ache que só porque você não gosta de uma pessoa deve demonstrar isso. Seja sempre educado, cortês e não confunda essa atitude com POLITICAGEM. Demonstrar a sua opinião é uma coisa, ser mal educado é outra.

8. Não faça politicagem , ou seja, falar bem pela frente e por trás falar mal da pessoa. Isso é uma atitude no mínimo adolescente.

9. Lembre-se o PODER é transitório e a sua autoridade e caráter são dons e talentos naturais e permanentes.CUIDADO COM O ANEL DO PODER, ele pode te transformar num monstro odiado.

10. Não faça nada, não fale nada com a cabeça quente.SAIA DE CENA!
Desejo a vocês, boas maneiras no trabalho, boa convivência e muita....muita felicidade, afinal, passamos 8 horas de nosso dia no ambiente de trabalho e não gostaria de saber que são as suas piores horas, HAJA FÍGADO!

terça-feira, 17 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM


Em Fevereiro deste ano publicamos neste blog 05 (cinco) vídeos de uma serie de reportagens realizadas pela ESPN sobre a candidatura do Brasil a sediar os Jogos Olímpicos de 2016. O objetivo é mostrar que um país com tantos problemas estruturais no que tange ao esporte, não pode sequer imaginar receber um mega evento do porte das Olimpiadas, muito menos acreditar nisso e investir o nosso dinheiro nesta aventura, pois deveria prioritariamente reverter cada centavo possível no desenvolvimento do esporte de base e se tornar em primeiro lugar uma nação com verdadeiro e linear potencial esportivo, deveria sim utilizar o desporto como ferramenta social e com isso construir atletas e homens, para só então depois entrar na fila de anfitriões olímpicos.

Estamos agora postando os 04 (quatro) vídeos restantes da serie justamente para não deixarmos que esta discussão caia no esquecimento, até porque, para a mídia de massa não interessa divulgar matérias de carater preventivo, muito menos alertar a população e sim deixar o circo pegar fogo para depois divulgar o fato como bomba jornalística. O problema é que quando a coisa chegar ao grande publico, a M... já estará feita e nós que pagaremos a conta, afinal conforme já informado neste blog, quem está custeando esta famigerada candidatura é o governo federal que obviamente se utiliza de dinheiro publico.

Infelizmente e, digo isso porque sempre admirei o seu presidente, mas o COB, nesta obsessão por sediar uma olimpíadas está se transformando em uma verdadeira caverna de Ali Babá.








segunda-feira, 16 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM

Justiça penhora patrocínios da CBF

A decisão ocorreu por conta da quebra de contrato da entidade com a Coca-Cola
Fonte: Equipe Universidade do Futebol


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teve as receitas dos seus três principais patrocinadores penhoradas. A medida aconteceu por decisão judicial relacionada ao rompimento do contrato da entidade com a Coca-Cola.

De acordo com o juiz Wilson Nascimento, da 41ª Vara Cível da Comarca do Rio de Janeiro, até que seja pago o valor de R$ 15 milhões à empresa de bebidas, a CBF ficará sem receber os patrocínios. As empresas Nike, Ambev e Vivo terão de depositar judicialmente suas cotas.

A briga entre as duas partes começou em 2001, quando a CBF decidiu encerrar o contrato com a Coca-Cola, que rendia R$ 3 milhões anuais e tinha validade até 2002, para fechar com a Ambev, que passaria a desembolsar R$ 10 milhões por ano. No entendimento do juiz responsável pelo caso, a quebra de contrato foi unilateral.

A empresa de refrigerantes, no entanto, ainda pede uma indenização de R$ 50 milhões, alegando perdas pela falta de exposição da sua marca na camisa de treino da seleção durante a Copa do Mundo de 2002. Atualmente, a CBF recebe quase R$ 110 milhões por ano com seus três principais patrocínios.

* A notícia acima revela uma triste realidade, qual seja, a falta de profissionalismo e hombridade dos dirigentes esportivos brasileiros; o pior é que quando o péssimo exemplo parte de cima, podemos esperar o que? O esporte é um negócio, muito rentável por sinal, que movimenta grandes cifras mundo afora mesmo em tempos de crise, haja vista que apesar da tenebrosa situação econômica internacional, nenhuma competição esportiva foi suspensa, cancelada ou extinta por conta disso.

Claro que vários contratos e valores foram revistos, alguns patrocínios foram perdidos, mas o fantasma da crise não conseguiu brecar o esporte pelo mundo, o que prova que o desporto é um dos segmentos com maior capacidade de resistir às impactos de um mundo globalizado, onde um simples espirro por parte de um grande nome do cenário político pode levar mercados inteiros a bancarrota.

E ai no meio deste sensível mercado, o que me faz a CBF? Dá uma demonstração que o “futebol” brasileiro não é confiável, sim, porque se ela que deveria atuar como mediadora de conflitos que por ventura viessem a acontecer entre grandes empresas e seus afiliados, ao contrário revela uma face amadora e até certo ponto cretina, porque o problema maior nesta questão não se restringe ao não pagamento da multa rescisória estipulada, o que por si só já é um absurdo, mas a falta de fidelidade.

Uma empresa quando se propõe a patrocinar uma instituição, especialmente do tamanho da CBF que representa o futebol mais vitorioso da historia deste esporte, implica não só na disponibilização de uma significante importância, como também na elaboração de um projeto de marketing que via de regra tem a pretensão de se desenvolver ao longo da vigência do contrato. Enfim, às vezes alguns produtos têm o seu lançamento adiado esperando por parte do fabricante/patrocinador um melhor momento para tal ação, afinal as empresas trabalham com um planejamento escorado no tempo estimado para a parceria.

Sendo assim, se o patrocinado rompe o contrato de forma antecipada, sem justa causa legal, mesmo que ele pague a multa avençada, já estaria manchada a imagem da instituição, pois leva todas as corporações com perfil de patrocinadoras existentes no mercado a pensar o seguinte, será que vale a pena investir no Brasil? Será que o contrato vai chegar ao final? Imagine vocês na pele de um diretor de marketing de uma empresa que depois de bolar toda uma estratégia publicitária ver o seu trabalho jogado no vaso sanitário e ouvir o barulhinho da descarga acionado pelo patrocinado. Agora eu pergunto, qual será o tamanho do prejuízo para a imagem da instituição que quebra o contrato se ela não se digna a sequer pagar a referida multa?

É preciso destacar que vários clubes de futebol já agiram conforme a sua entidade organizadora e sofreram ou ainda sofrem com os problemas decorrentes destas atitudes desrespeitosas; o meu Vascão por exemplo é réu em 02 (duas) ações judiciais onde a Penalty e a Umbro respectivamente cobram indenizações em razão da rescisão do contrato de fornecimento de material esportivo; e como se não bastasse, em breve deve figurar também como ré em mais uma demanda, desta vez tendo como autora a Reebok que alega descumprimento de clausula contratual na medida em que o time da colina apresentou à imprensa o novo uniforme elaborado pela Champs quando ainda vigorava o pacto com o fornecedor anterior.

Mas nesta linha acho que o prejuízo do Flamengo ainda foi maior, já que não tenho duvidas de que o acerto de Ronaldo Nazário com o Corinthians em detrimento ao time da Gávea foi uma ordem da Nike, que direcionou o craque para o seu verdadeiro parceiro, como ato de vingança contra o Rubro-negro que tentou em 2008 trocar o fornecedor de material esportivo pela Olympikus, só voltando atrás por força de uma decisão judicial. Ou seja, perdeu um excelente elemento de marketing que poderia ser muito útil na sua tentativa de recuperação financeira, sem contar que tal atitude assustou o até novo fornecedor que esfriou seu ímpeto de patrocinar um clube que do nada, rompe o contrato e coloca no lugar da marca do parceiro um símbolo de interrogação (????????).

Por isso que vibro quando vejo um contrato desta natureza chegar ao final sem turbulências e fico mais contente ainda quando este contrato é renovado, sinal que a parceria foi boa para ambos, mas no fundo torço muito para que os novos dirigentes assumam os postos gestores do nosso esporte com outra postura, com mais comprometimento, bons costumes, senco de legalidade e rspieto, bem como profissionalismo.

sábado, 14 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM



Eventos como este que reúnem personalidades tais como o lendário tenista americano John Mc Enroe bem como outros grandes nomes do tênis do passado, são muito interessantes, mas quando os mesmos representam o que há de melhor no calendário do esporte no Brasil é sinal de que tem alguma coisa muito errada, afinal de contas depois de termos tido o melhor tenista sul-americano de todos os tempos, deveríamos estar em um estágio bem mais avançado, com uns 05 (cinco) tenistas entre os cinquenta melhores do mundo e ao menos um top teen. Mas o n.º 1 do Brasil não figura nem sequer entre os 100 melhores do ramking da ATP.

Muito embora a Confederação Brasileira de Tênis tenha contratado o vitorioso head coach espanhol Emilio Sanchez para prestar consultoria em um projeto de desenvolvimento no tênis aqui no Brasil, acho muito pouco e intempestiva esta atitude, pois hoje não temos mais uma referência internacional nas quadras, nem tampouco uma equipe forte para disputar a Davis e por conseguinte capaz de estimular o esporte junto aos jovens.

Mas vamos acreditar que esta nova politica possa contribuir para o renascimento deste esporte no Brasil, revelando novos atletas de alto rendimento, não precisa ser nenhum Guga, mas pelo menos uma esquadra de qualidade com alguns jogadores de bom nível, pois talvez isso seja até mais útil no sentido de incentivar o desenvolvimento do Tênis brasileiro.

quinta-feira, 12 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM

A matéria postada na data de ontem neste blog revela a ótica indignada de uma pessoa que acompanha e torce por uma melhor sorte para o esporte feminino no Brasil. Sem ter a pretensão de ser um advogado do diabo, resolvi divulgar a denúncia em questão justamente no momento em que se comemora internacionalmente o mês da mulher porque achei pertinente pensarmos nesta questão. Todavia, por meio da mesma fonte de informação e discussão, qual seja, o CEV - Centro Esportivo Virutual, me chegou o esclareciemnto abaixo, trazido pelo listeiro Caio Senra:

"Claro que o "fim" dado ao Futebol Feminino no Corinthians não foi o ideal, mas pelas noticias que saíram na midia, o Corinthians se explica dizendo q o projeto do Fut Feminino tinha um custo de 100mil reais por mes e que mesmo com as contratações e investimentos de 2008, não apareceu NENHUM patrocinador pra essa modalidade.
Eles tentaram, mas como um clube com uma divida de quase 100milhoes de reais, vai manter um departamento que da prejuizo de mais de 1milhao de reais por ano?
Pelo menos o projeto não foi "totalmente" desativado! Essa parceria com o São Caetano vai fazer o Corinthians continuar tendo um time de Futebol Feminino, mesmo que em moldes e condições bem diferentes. Ainda assim, acredito ser melhor do que não ter time nenhum!"

Na realidade esta discussão e o problema em debate não são novos, já virou uma ciranda emblemática que precisa se desenrolar, mas infelizmente não vai ser agora, exatamente no momento que muitos empresários estão usando a crise financeira como bengala, que resolveremos esta questão econômica e organizacional do futebol feminino no Brasil.
Mas justiça seja feita, devo fazer uma defesa aos Cartolas constantemente criticados e responsabilizados pelo não desenvolvimento do futebol para mulheres em nosso pais, ou seja, esta modalidade não desperta interesse ao grande publico, por conseguinte, a modalidade não desperta o interesse dos anunciantes e da midia.
Lembro-me que depois das Olimpíadas de 2004 em Antenas, alguns jornalistas, em especial o Sr. Juca Kfouri em um dos seus programas no canal a cabo ESPN, achocalhou a CBF por meio de seu presidente, O Sr. Ricardo Teixeira, jogando na sua conta todas as mazelas do futebol feminino, tais como o desemprego das atletas, a falta de competições, de apoio entre outros. Bem, a CBF que tem sim a sua parcela de culpa, constrangida talvez, por ver nos jogos recém encerrados, um desempenho melhor por partes das meninas em relação aos homens, que diga-se de passagem nem se classificaram para aqueles jogos, promoveu então um torneio em forma de COPA, ou seja, a COPA DO BRASIL DE FUTEBOL FEMININO.
Esta competição aconteceu, teve alguns de seus jogos transmitidos no canal alternativo do SPORTV em dias e horários pouco atraentes, pouco gente viu, eu particularmente não me lembro nem mesmo quem se sagrou campeão. Enfim, não surgiram patrocinadores, as emissoras abertas não se interessaram pelo produto e nem mesmo a emissora do jornalista citado acima, onde imagino que o dito cujo goza de um certo prestígio, se interessou em transmitir o evento ou ao menos dedicar espaço razoável em seus programas jornalísticos esportivos ou de debates, o que poderia ajudar bastante no sentido de arregimentar parceiros.
Pois bem, se o negócio não gera receita, se não capta investidores nem patrocinadores, o que fazer? por mais que não seja minha intenção produzir aqui uma defesa em prol da instituição Corinthians, temos que admitir que ninguém vai manter um projeto deficitário só por paixão. Talvez seja nestes esportes que esta grana toda que o governo federal vem colocando no bolso do COB para manter uma candidatura ridícula e fadada ao fracasso, deva ser usada, se é que queremos nos tornar realmente uma potência esportiva.

quarta-feira, 11 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM

Domingo dia 08 de março o mundo comemorou, ou pelo menos deveria, o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, mas no tocante ao esporte, infelizmente não temos muito o que comemorar, especialmente por conta de situações como esta que me foi trazida por Helena Altman, uma de minhas colegas listeiras do CEV - Centro Esportivo Virtual e que estou postando para tornar publico uma relevante informação que não foi divulgada pela midia de massa.
Desabafo no Dia da Mulher
Por NORBERTO AMARAL*

"Enquanto a Fifa comemora o crescimento da participação feminina nofutebol, e abre os olhos para o mercado que representa mais de 50% dapopulação do planeta, o Brasil continua marchando na contra-mão dahistória.
Em 2008, a diretoria do Corinthians, o clube mais popular do sudeste doPaís, no meio do trauma gerado pela queda da equipe masculina à Série B doBrasileiro, anunciou com toda a pompa a criação de uma das mais fortesequipes de futebol feminino do país.
Trouxeram o ex-treinador das Seleções do Brasil e Venezuela, AdemarJúnior, e craques da nova e da velha guarda da modalidade, como aexperiente capitã Juliana Cabral, a artilheira Nildinha, a estrelaCristiane, e a bela musa Renatinha, dentre tantas outras boas jogadoras.
Chegaram a promover a visita da melhor jogadora do mundo, Marta, ao ParqueSão Jorge, com diversas promessas de uma possível contratação.
O ano passou, a equipe se firmou dentre as quatro grandes do estado comapenas três meses de trabalho, e erros administrativos impediram um avançomaior no cenário nacional.
O Timão certamente estaria dentre os finalistas da Copa do Brasil, se osdiretores que agora descartaram as guerreiras do alvi-negro, tivessemobedecido o regulamento e utilizado apenas as atletas registradas pelo Bidda CBF nas datas previstas pelo regulamento.
Quando todos esperavam por um Corinthians mais forte em 2009, a agorabadalada diretoria que trouxe Ronaldo e levou o Timão de volta à Série Ado Brasileirão, enrolou as craques do feminino por três meses, e no iníciode março simplesmente colocou no olho da rua algumas das maiores jogadorasque o Brasil conheceu.
Como desculpa, usaram um acordo ridículo com a inexpressiva equipe de SãoCaetano, que sequer participou de competições oficiais em 2008, queutilizará a gloriosa camisa do Timão sem custos para a diretoria.
Dessa maneira, as meninas do elenco de 2008 ficaram três meses semsalários, esperando pelo retorno aos treinos prometido pelos diretores, eao retornarem ao clube foram informadas que estavam desempregadas, assimcomo a comissão técnica.
Foram usadas para entreter a torcida num dos piores momentos da históriado Corinthians, e simplesmente descartadas quando já não eram maisnecessárias.
Esse tratamento humilhante dispensado à mulher infelizmente está setornando comum no futebol brasileiro.
Há algumas semanas, um dirigente do Fluminense, ao enaltecer o técnicoRenê Simões, não pensou duas vezes antes de ofender à todas as atletas daSeleção Feminina Vice-Campeã e Olímpica e Mundial, às quais qualificoucomo portadoras de dois neurônios.
O que revolta ainda mais a quem se preocupa com os direitos e valorizaçãoda mulher, é que os salários de todo o elenco feminino do Corinthians,somado aos vencimentos da Comissão Técnica, não chegam a 50% do salário deuma única estrela do futebol masculino do Timão, e nem isto os dirigentesdo Parque São Jorge querem destinar às meninas!
Outro aspecto nebuloso deste fato, é que um grupo de diretores doCorinthians associado a uma conhecida universidade paulista, aparece portrás desta verdadeira tramóia, proporcionando para seus parceiros umaforma barata de associar o nome da entidade ao Corinthians, sem que sequerse preocupem com a qualidade das atletas e da comissão técnica.
Um dia, as mulheres brasileiras seguirão o exemplo das desportistasamericanas, e sairão às ruas para boicotar os produtos dos patrocinadoresdas equipes masculinas que exploram e denigrem o trabalho feminino.
Com quedas nas vendas, essas empresas talvez se preocupem em ensinar aosdirigentes do futebol masculino do Brasil que respeito e igualdade àmulher não são apenas uma concessão eventual daqueles que vivem nouniverso masculino, mas uma necessidade básica e um direito fundamentalnum mundo moderno e altamente competitivo.
Se o ato cometido pelos dirigentes do Corinthians tivesse ocorrido nosEstados Unidos, o clube estaria neste momento perdendo seus principaispatrocinadores, e certamente envolvido em dezenas de ações judiciais dereparação.
Mas aqui no nosso Brasil, nada acontece.
E as nossas guerreiras continuam sua triste sina pelo direito básico desobreviver dignamente da prática do futebol.
E como desabafou a nossa grande Capitã Juliana: "Até quando? E para quê?"
Além da mais profunda indignação contra toda a forma de discriminação, sóresta torcer para que as filhas e sobrinhas dos atuais dirigentescorintianos encontrem em seus caminhos homens melhor preparados e maisjustos em seus ambientes de trabalho do que aqueles que conhecem noambiente familiar".
*Norberto Amaral é jornalista

terça-feira, 10 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM



Um assunto muito importante no certame mineiro e que caiu um pouco no esquecimento, talvez por ter sido considerado a época pela imprensa e torcedores como um mero desabafo apaixonado após uma derrota para o arqui-rival, começará hoje terça-feira dia 10/03/2009 há ser literalmente processado e quem sabe esclarecido, qual seja, o julgamento do presidente do Galo por conta das declarações acima.

Confira os artigos nos quais Kalil será julgado:

Artigo 187:
Ofender moralmente:
1 - pessoa subordinada ou vinculada à entidade desportiva, por fato ligado ao desporto. Suspensão de 30 (trinta) a 120 (cento e vinte) dias.
2 - árbitro ou auxiliar em função. Suspensão de 30 (vinte) a 180 (cento e oitenta) dias.
Artigo 188:
"Manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra membros do Conselho Nacional de Esporte (CNE); dos poderes das entidades desportivas ou da Justiça Desportiva, e contra árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições, ou ameaçá-los. Suspensão de 30 (trinta) a 180 (cento e oitenta) dias. Quando a manifestação for feita por meio da imprensa, rádio, televisão, internet ou qualquer meio eletrônico, a pena será de 60 (sessenta) a 360 (trezentos e sessenta) dias."

Segundo o mandatário Atleticano ele tem provas documentais que corroboram as denuncias feitas e que se confirmadas provocarão a meu ver um escândalo de sérías proporções. Infelizmente a imprensa nacional não vem dando muita atenção para este assunto, sorte diferente estaria recebendo se esta situação estivesse acontecendo no eixo Rio-São Paulo, mas pior a meu ver é que nem a imprensa mineira vem dando a devida e necessária atenção, acho que este deveria ser o principal assunto dos programas esportivos regionais, pois apesar de estar escrevendo esta coluna antes da exibição dos mesmos nas emissoras de televisão, duvido que o assunto receba a cobertura que merece.

Digo isto pelo seguinte, se o Kalil realmente apresentar um material importante no sentido de confirmar suas acusações, estaremos nós, amantes do futebol e que não são poucos, mergulhados ou no minimo nos banhando indiretamente em um verdadeiro mar de lama; claro que não sou ingênuo de achar que o futebol é uma atividade limpa e pura, não é nem nunca foi, como quase tudo no Brasil, mas a gente que acompanha o esporte e seus desdobramentos dentro e principalmente fora de campo percebe muita coisa nebulosa no ar, mas o que o olhos não veem o coração não sente.

Todavia, uma vez aberta a caixa de pandora a coisa fica muito séria, não dá para voltar atrás e se confirmando as irregularidades em questão, em tese, estará instaurado uma crise sem precedentes, pois as denuncias dizem respeito à diretoria da Federação, comissão de arbitragem, respingando ainda no TJD mineiro, ou seja, a metralhadora giratória não poupa ninguém. Mas não podemos esquecer que compromete direta e prejudicialmente o Cruzeiro Esporte Clube, já que se existe uma “quadrilha” operando a favor do Time azul, palavras do Kalil, conseqüentemente devemos entender que o Clube dos Perrelas está envolvido até o ultimo fio de cabelo e ai seria dose para javali enfurecido.

Sinceramente, espero que esta situação se resolva e se esclareça de forma robusta e convincente, e que nada disso fique provado, pois o que menos Minas Gerais precisa neste momento é de um escândalo, porque se já sofremos com a ausência ou timidez em termos de investimentos e patrocínios, problemas como estes só servirão para piorar a situação, especialmente em relação ao Cruzeiro, que tem disparado o melhor departamento de marketing de todos os clubes mineiros, incluindo o Minas Tênis Clube neste rol, mas que mesmo assim ainda não conseguiu viabilizar um patrocinador master para o futebol, quiçá respingado por uma situação como a que esta.

Porém se O Kalil não trouxer nada que confirme as denúncias, ele enquanto dirigente se colocará em uma situação muito complicada, pois todas as vezes que se manifestar vai ser visto como um fanfarrão, o que também não é nada bom, pois depois de anos o Galo conseguiu um mix gestor muito interessante, pois a presença dele Kalil juntamente com Bebeto de Freitas e Leão, agrega em um mesmo caldeirão elementos importantes como Paixão, Razão e Profissionalismo.

Inclusive justiça seja feita, o treinador Emerson Leão vem atuando como um excelente Manager, sua atuação é digna dos grandes nomes deste nicho, não deixando nada a desejar aos expoentes da Europa, porque ele vem conseguindo arregimentar jogadores eficientes e úteis ao clube, sem envolvimento de maracutaias típicas de empresários, parabéns, vamos torcer para tudo continuar dando certo, porque somente a união dos grandes poderá fortalecer o esporte de Minas como um todo, levando na esteira dos bons ventos outros clubes de passado glorioso como America, Vila Nova e por ai fora.

quinta-feira, 5 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM



O mestre Cantarino, destaque da reportagem acima é um expoente da Educação Física Brasileira, um profissional que conseguiu ao longo de sua extensa e brilhante carreira se utilizar do esporte como uma grande ferramenta social, explorando totalmente a notória e sabida versatilidade esportiva, não só como elemento de competição mas também como objeto lúdico. Traduzindo, sua metodologia se utilizava de critérios de formação do aluno enquanto atleta bem como de métodos que exploravam o esporte e seus conceitos como elemento cognitivo.

E é justamente esta a missão da Educação Física, principalmente em âmbito escolar, proporcionar a iniciação e promover formação esportiva, bem como estimular a pratica de atividades físicas com o propósito de ensinar e estimular o desenvolvimento e a adaptação social. Pois foi pensando nisso que o CONFEF Conselho Federal de Educação Física elegeu 2009 como o ANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Estou escrevendo sobre isso para alertar os leitores, especialmente os pais, para a importância desta disciplina na grade curricular das escolas do ensino fundamental, pois muitas pessoas focam os olhares para vários outros itens existentes em detrimento ao setor da Educação Física; meio que atribuindo a ela uma importância menor.

Ou seja, interessa muito mais aos pais a qualidade do laboratório de pesquisas, a tecnologia disponível nos ambientes Áudios-visuais, a quantidade de máquinas disponíveis no laboratório de informática, a metodologia didática dos professores das demais disciplinas, do que o desenvolvimento das atividades físicas praticadas, a metodologia do educar físico responsável, a qualidade dos equipamentos esportivos, deixando transparecer que qualquer coisa que for oferecido neste aspecto serve, renegando uma questão tão relevante a um segundo plano.

Pois através da uma boa aplicação da Educação Física que os grandes valores esportivos afloram e é justamente ali naquele ambiente que se inicia a sua formação atlética, que pode ser determinante para o sucesso enquanto desportista ou não. Mas se a criança não manifestar potencial técnico suficiente para projetar um futuro atlético, ainda assim ele poderá adquirir uma bagagem de aprendizagem que lhe será muito útil na sua vida profissional seja lá qual for a carreira escolhida bem como sua vida pessoal.

A educação física fazia parte da lei brasileira de diretrizes e bases do ensino desde de sua criação, mas como faltava a palavra “obrigatório” no artigo pertinente, várias escolas do ensino publico e privado retiraram sumariamente este conteúdo da grade, demonstrando que muitas das vezes o descaso ora criticado parte de educadores que deveriam lutar justamente pelo contrário, mas felizmente uma alteração no dispositivo legal em questão consertou este erro e a Educação Física se tornou elemento agora sim obrigatório do conjunto de disciplinas educacionais.

Porém, com a imposição da Filosofia e da Sociologia no quadro pedagógico das Escolas, mais uma vez a Educação Física foi eleita o Bode expiatório da questão, pois alguns diretores, segundo denuncia feita pelo site PORTAL DA EDUCAÇÃO, para incluir os novos conteúdos citados acima, tiveram a brilhante idéia de encaixá-los exatamente no lugar da Educação Física, dá para acreditar? Quando o certo seria é aumentar o volume de aulas deste conteúdo sem prejuízo obviamente da inclusão das disciplinas citadas acima.

Ademais, nos dias de hoje, marcados pela violência e insegurança, cada vez mais as crianças estão sendo criadas trancafiadas em suas casas e apartamentos, privadas daquela vivência formada nas ruas e com isso presas a computadores e vídeo games, o que por sua vez leva a um sedentarismo extremamente prejudicial a saúde física e mental. Enfim para muitas crianças e adolescentes a única forma de praticar um atividade corporal se dá exclusivamente nas aulas de Educação Física, portanto se elas forem diminuídas ou extintas, como será o amanhã? Responda quem puder, diria a cantora Simone.

Sendo assim, vamos ficar ligados nisso.

quarta-feira, 4 de março de 2009

DICAS DE SAÚDE



Ritmo, melodia e harmonia podem fazer o peito bater mais forte e feliz. Não é só papo de gente romântica, não. É a medicina de ponta que comprova e prescreve esse benefício
Pode ser a batida pop de Sting, a cadência dos sambas de Cartola, as sinfonias de Mozart ou ainda os tangos com incorporações de jazz de Astor Piazzolla. Não importa. Basta ouvir aquela música preferida para que uma cascata de emoções positivas venha à tona, fazendo a gente reviver dez, cem, mil vezes uma situação prazerosa. Amplificações à parte, o que um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, acaba de provar e apresentar para a Associação Americana do Coração é que aquelas canções consideradas especiais para um indivíduo têm efeito direto sobre a saúde cardíaca.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores resolveram medir, por meio de ultrassom, o diâmetro dos vasos sanguíneos no braço de dez voluntários saudáveis e não fumantes logo após uma sessão com suas músicas prediletas. Os participantes, no entanto, tiveram de se submeter a um jejum musical durante os 15 dias anteriores à medição, tudo para intensificar o impacto do estímulo sonoro na hora do experimento.
No dia D, foi pedido a eles que levassem os hits que mais lhes causavam contentamento — o estilo country, o sertanejo à americana, foi disparado o mais escolhido na experiência. Depois de 30 minutos ao som das canções, os cientistas observaram um aumento de 26% no calibre dos vasos, um resultado bastante expressivo — para ter uma ideia, um vídeo com o mesmo tempo de duração e tiradas bem-humoradas provocaram uma dilatação de 19%. Ainda a título de comparação, audiotapes para induzir ao relaxamento causaram uma distensão de 11%. Já a barulheira do heavy metal deixou os vasos 6% mais estreitos e os voluntários, ansiosos.
Mas por que a música cala fundo no coração? “Acreditamos que esse tipo de estímulo provoque a liberação de substâncias protetoras, como o óxido nítrico, que dilata os vasos”, explica a SAÚDE! o cardiologista Michael Miller, um dos autores do estudo. “Além disso, o óxido nítrico reduz a formação de coágulos e o endurecimento das artérias”, conclui o médico, um fã confesso de jazz.
Essa molécula benéfica é secretada pelo endotélio, a camada que reveste internamente os vasos. Daí, não é de estranhar que o trabalho também tenha investigado como esse tecido reage às notas sonoras. O aumento do calibre arterial permite que o sangue circule com mais facilidade, o que contribui para abaixar a pressão e levar uma maior quantidade de oxigênio para o corpo todo. “E, quanto maior a oxigenação das células, melhor o funcionamento do cérebro, do coração e do sistema imunológico”, explica o neurologista e maestro Mauro Muszkat, da Universidade Federal de São Paulo.
O efeito benéfico da música começa a reverberar primeiro na massa cinzenta para, em seguida, se refletir no coração. “Ela aumenta a produção de endorfina e serotonina, substâncias produzidas no cérebro e responsáveis pela sensação de prazer, faz diminuir a liberação de cortisol, o hormônio do estresse, e, por fim, regula a frequência cardíaca”, diz Muszkat, que também é coordenador do In Music, grupo de cientistas da Unifesp que estuda a ação da música sobre o corpo.
Quer ouvir mais uma vantagem de manter o MP3 ligado? No início de 2008, um estudo publicado na importante revista científica inglesa The Lancet revelou que a música contribui para a reabilitação de indivíduos que sofreram derrame. Mas que tipo de som? De novo, o que estivesse ao gosto do freguês. Entre os 60 pacientes acompanhados por dois meses, aqueles que escutaram composições do gênero “minhas preferidas” apresentaram memória verbal e atenção significativamente melhores do que o grupo que era só ouvidos para audiolivros.
Outra boa notícia: o tempo exato de audição capaz de manter o coração e a mente em paz está longe de ser uma coisa do outro mundo. “Um estudo do Instituto de Montreal, no Canadá, mostrou que a exposição constante ao estímulo, por pelo menos duas horas diárias, já produz benefícios para a saúde em três ou quatro dias”, revela Muszkat. O pesquisador americano Michael Miller é mais contido na prescrição da dosagem.
“De 20 minutos a meia hora de música agradável, várias vezes por semana, já é uma boa pedida”, recomenda.

DICAS DE SAÚDE



Pesquisa feita pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que falta de condicionamento físico e orientação médica são as maiores causadoras de contusões em atletas
Por Fausto Fagioli Fonseca
Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde, com base em 2 mil atendimentos realizados em 2008 no Ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital Estadual Ipiranga, na capital paulista, aponta que entre os pacientes que procuraram a unidade, a maioria homens, 90% já chegaram lesionados ou com algum tipo de problema de saúde relacionado à prática do esporte.
A grande causa das lesões é a falta de condicionamento físico e ausência de orientação médica para a prática de atividades físicas. A Secretaria recomenda que quem deseje começar a praticar um esporte procure antes um médico para realizar os exames físicos e sorológicos.
“Quase ninguém segue essas orientações como um primeiro passo para o que deveria ser uma vida mais saudável. Se as pessoas tivessem o hábito de realizar todos os exames necessários antes de iniciar a prática de esportes, muitas lesões graves e até sérios problemas cardíacos, que os pacientes venham a ter, poderiam ser evitados”, afirma Ricardo Galotti, médico responsável pelo ambulatório.

terça-feira, 3 de março de 2009

segunda-feira, 2 de março de 2009

COLUNA DO PUDIM








Hoje é dia 02 de março, primeira segunda-feira após o carnaval, portanto FELIZ ANO NOVO e que 2009 seja cheio de realizações e de muita prosperidade para todos, principalmente para os amigos que visitam este humilde blog.


*E 2014 está se aproximando e com ele a 2ª. Copa do Mundo há se realizar no Brasil, mas já no dia 20 deste mês as 12 sedes que receberão jogos da maior competição futebolística do mundo estarão sendo anunciadas pelo colegiado da FIFA designado para tal tarefa.

Belo Horizonte certamente estará incluída nesta relação, na realidade nossa cidade trava uma batalha, para muitos inglória, com a cidade de São Paulo para ver quem vai receber a cerimônia de abertura e conseqüentemente o jogo inicial do evento em questão, já que a final não deixará de se realizar no Maracanã. Particularmente acho que esta briga é exclusivamente política, ou seja, os teóricos critérios de analise dos projetos apresentados certamente terão importância irrelevante, pois no fundo no fundo, praticamente nada do que foi prometido será cumprido, exceto as reformas nos Estádios escolhidos.

Como a parte social da coisa, muito provavelmente, a exemplo do Pan 2007, vai ser renegada a um segundo ou terceiro plano e no final será ignorada, acho que a queda de braço entre José Serra Representante da Capital Paulista e Aécio Neves capitão do Projeto Mineiro terá peso relevante para apontar a cidade vencedora, infelizmente esta batalha será travada no asqueroso campo político, o que de certa forma antecipa a possível disputa que deverá ocorrer dentro do PSDB no tocante a indicação de quem será o candidato Tucano às eleições presidênciais de 2010, pois ambos irão medir forças e o vencedor pode e deve sair na frente.

Mas para a sociedade o que interessa mesmo é o legado que um mega evento como este pode deixar de positivo para as cidades sedes e adjacências. E é exatamente isto que me preocupa, pois não obstante às afirmativas de que a reforma, bem como a construção de novos Estádios onde isso se fizer necessário, ficarão a cargo da iniciativa privada, duvido muito que no final, em se tratando de Brasil, o governo federal não tenha que assumir o papel de fomentador, e, para honrar o compromisso assumido, injetar dinheiro publico na construção das tais Arenas para depois entregar o empreendimento aos proprietários ou aos clubes que se beneficiarão da gestão e por conseguinte das receitas a serem geradas pelo mesmo.

Relevante ressaltar que o dinheiro publico será muitíssimo bem vindo se obras estruturais venham a ser realizadas, tais como: uma considerável e significante melhoria do transporte publico, urbanização de favelas e comunidades carentes, ações ambientais relevantes e por ai a fora. Lógico que o Estado teria em tese obrigação de promover estas melhorias independentemente de eventos esportivos ou de outra ordem, mas já que espontaneamente isto não acontece, que venha a Copa, Olimpíadas de Verão e até Olimpíadas de inverno. Triste vai ser se mesmo assim nada de bom e de importante no campo social acontecer.

E em se tratando de Belo Horizonte ficam as seguintes perguntas :
1) Será que serão implantados no nosso sistema de transporte publico, ônibus confortáveis com opções executivas e equipados com ar condicionado a exemplo de várias outras cidades?
2) Teremos finalmente a expansão do nosso Metrô de superfície?
3) Será realizada uma contundente ação de despoluição da Lagoa da Pampulha bem como a revitalização do seu entorno.
4) Os equipamentos esportivos construídos ou reformados, terão aplicabilidade social após a realização do evento ou se tornarão elefantes brancos, azuis, pretos ou seja lá a cor escolhida?

Entendo que a exploração política do evento é uma coisa pertinente e inevitável, afinal os políticos são verdadeiras hienas que ficam na espreita a espera de oportunidades, nós é que devemos ficar atentos e cobrar com veemência a execução do cronograma de promessas, de forma que a COPA DO MUNDO de fato traga alguma coisa de positivo, pois no campo esportivo certamente veremos vários jogos ruins e engessados taticamente, pois há muito se decretou que ganha copa quem não leva gol e não quem faz.





* A PETROBRAS tinha anunciado que não renovaria o patrocínio investido há anos no C.R Flamengo, mas voltou atrás e se dispos a continuar patrocinando o referido clube mesmo a instituição em questão nunca ter promovida por iniciativa própria, nenhuma ação promocional que incentivasse a estatal no sentido de manter a parceira com o clube.

Muito bem, as diretorias se reuniram, trataram várias questões e dizem que chegaram até a costurar um acordo no sentido de estabelecer os valores há serem investidos bem como a forma de repasse. Aí vem o Flamengo, pressionado pelo seu próprio conselho e pela PETROBRAS a cumprir os procedimentos administrativos necessários à conclusão do negócio e fechamento do contrato, para confessar publicamente que não tem as certidões negativas necessárias para selar formalmente o negocio a exemplo do Vasco que vive drama igual ou pior.

Ora, qualquer chipanzé sabe das exigências das empresas e órgãos públicos para efeito de contratação de bens ou serviços; então por que uma instituição que não tem condições de figurar em tal transação se oferece para tanto? Já que estes patrocínios geralmente são provenientes de acertos e conchavos políticos, porque estes esquemas já não são articulados de forma que eles possam de fato ser concluídos, ou seja, que eles sejam articulados com empresas da iniciativa privada.

Importante lembrar que o Vasco também está nesta mesma situação, o contrato de patrocínio com a ELETROBRÁS já está redigido e pronto para ser assinado, basta o Vasco apresentar as tais Certidões Negativas de Débito, mas como não as possui e nem sabe como adquiri-las, segue sem receita e o que pior, correndo o risco de perder o referido patrocínio, pois dizem que o Cruzeiro está de olho neste contrato. E são clubes como Flamengo e Vasco que exigem repasse da Lei piva sob alegação de que são clubes formadores e precisam de subsidios publicos. E ai eu volto a perguntar, se a Lei em um passe de mágica mudasse a partir de hoje e parte da receita gerada pelo dispositivo legal citado acima pudesse ser direcionado a estas instituições, elas estariam aptas a receber tal receita? certamente não; agora imaginem se de alguma forma este dinheiro fosse repassado, como seria a prestação de contas destas intituições junto ao TCU, esta eu pagaria para ver.




* O mais positivo na conquista da Taça Guanabara por parte do BOTAFOGO foi ver em campo um time tranqüilo e fora dele um clube que exala prosperidade, pois foi quem mais perdeu jogadores importantes entre os clubes do Rio, juntamente com o Fluminense, mas este ultimo tem a seu favor a força do maior convênio medico do Brasil, mas mesmo assim sem um grande patrocínio conseguiu remontar o elenco e se acertar.
O que é isso mágica? Milagre? Não, credibilidade, pois a presidência se valeu de um grupo de amigos e torcedores para juntos buscarem soluções econômicas pelo clube, tomará que tal política dê resultado, pois serviria de exemplo para todos os dirigentes dos grandes clubes do Brasil.

NOVO PROJETO DO INDEPENDÊNCIA

NOVO PROJETO DO INDEPENDÊNCIA